A Orientação Vocacional e Profissional: reflexão sobre as escolhas que nos acompanham pela vida.

Todos sabemos: um filho que começou uma faculdade, mas não a seguiu adiante, ficando à deriva, como um “nem-nem”, sem trabalhar e sem estudar. Um amigo que amava seguir determinada carreira profissional, mas que, de uma hora para outra, se viu diante de uma demissão e, além de desempregado, totalmente frustrado e sem esperança. Um conhecido que apostou em uma ideia, abriu sua empresa, fez tudo da melhor forma possível, mas faliu e viu, tanto sua vida financeira, quanto seus sonhos, naufragarem.

Também já acompanhamos casos de pessoas que, sem noção e sem nenhum tipo de planejamento, investiram em negócios, perdendo tudo mais tarde.

A vida é feita de erros e acertos, o que nos faz pensar que uma escolha profissional deve se pautar por reflexões mais importantes que salário ou benefícios; deve ser algo feito em bases mais sólidas, mais reflexivas: pautadas na vocação, mas também centradas na realidade, e não apenas no sonho.

Como viabilizar os chamados internos para uma ou outra área, como atender aos apelos de uma vocação que pulsa dentro do ser, se não entramos em contato com isso? Se não conseguimos conhecê-la?

Como é bom estar envolvido em um projeto no qual valha a pena investir cada segundo!

Pensando nisso e, tendo por base o cenário socioeconômico, que exige sintonização e equilíbrio entre pensamento, sentimento, intuição e sensação, além de conhecimento da dinâmica da personalidade e até de tudo aquilo que faz parte de nosso processo de resiliência na vida, diante dos obstáculos, é que estou viabilizando atendimentos com base na orientação vocacional e profissional com base em quatro encontros, em consultório.

Nesses atendimentos em consultório, usamos testes científicos validados pelo Conselho Federal de Psicologia para orientação profissional, bem como testes de personalidade, com vistas a um trabalho que alie a objetividade, com indicadores precisos,  e a subjetividade da pessoa que nos procura, ansiosa por atenção e escuta.

Os atendimentos são sob medida para adolescentes, jovens, bem como para todos aqueles que pensam em condições mais sólidas para construir sua carreira e sua vida profissional nesses tempos de mudança, em que o capital interno de cada um é o diferencial que abre portas.

Como acompanhamos, vivemos um momento novo no país, sendo que a autogestão e o autoconhecimento dos próprios recursos humanos é algo imprescindível.

Para que se tenha um mapa, uma bússola confiável desses recursos internos, bem como a orientação necessária para que um trajeto seja estabelecido, é preciso investir e apostar em si como a melhor ferramenta, para que seja possível navegar nessas novas águas, nas quais competências como assertividade, capacidade de realização, autoconfiança, resiliência, abertura, bom humor, empatia, conhecimento, leitura do mundo, entre tantos outros recursos, se fazem mais do que nunca imprescindíveis para que se possa alcançar, na própria vida, em conjunto com as redes do bem, uma economia mais solidária, autossustentável e criativa.

O processo de orientação em relação às escolhas profissionais é realizado em quatro encontros, em consultório, bastando que você entre em contato conosco, para agendamento pelos telefones (11) 3872-7572 ou pelos celulares com whattsApp:

André Keppe: Doutor em Psicologia Social e do Trabalho, psicólogo e psicanalista : (11)99684-2357 (Vivo)

 

 

 


Leave a Comment

Filed under abordagem biopsicosocioecoespiritual, Estudos em Psicanálise e Filosofia da Espiritualidade, Orientação Profissional e Vocacional, Recursos Humanos para a autogestão

Deixe uma resposta