26 de maio – Curso sobre Mestre Eckhart – Reflexões sobre o Ser e a Impermanência

Enquanto sou isto ou aquilo, ou tenho isto ou aquilo, não sou todas as coisas nem tenho todas as coisas. Torna-te puro até não seres nem teres isto ou aquilo; serás então onipresente e, não sendo isto nem aquilo, serás todas as coisas”.

Mestre Eckhart

   Neste sábado, das 13h às 18h, teremos mais um curso dentro dos temas da Filosofia da Espiritualidade.

Estudaremos Mestre Eckhart, teólogo e místico alemão, autor de uma obra de fundamental importância para ser lida e compreendida hoje, em um mundo em que as aparências; o espetáculo; as posses (mesmo que ilícitas); a ostentação; as relações líquidas; “o ver e ser visto”; o “fazer o bem” para ser visto e aprovado por todos; são os códigos de conduta validados e aceitos; pois atualmente, “ter” é o verbo que importa.

Nesse movimento pelo consumo, o “ser” vem sendo deixado para trás, numa velocidade impressionante, o que tem trazido enormes riscos para as relações pessoais, para a família, para a educação, para o planeta, etc.

Ter e consumir são aspectos importantes da vida;  entretanto, confundir-se com esta dimensão, tem trazido desequilíbrio e estresse, bem como o esquecimento das coisas mais fundamentais à existência.

O estudo dos textos e das idéias de Mestre Eckhart  é importante para todos os que desejam reencantar-se com a simplicidade das coisas, fazendo um novo contato com o que realmente é verdadeiro e duradouro.

Um contato da teologia e da mística com o zen-budismo e a psicanálise.

Vale a pena participar,

Marc André da Rocha Keppe

Contato: markeppe@usp.br

(11) 3872-7572

Leave a Comment

Filed under abordagem biopsicosocioecoespiritual, Cursos, estudos em dependência química, dependência nicotínica

Deixe uma resposta