AGENDA DE CURSOS NO PRIMEIRO SEMESTRE: FILOSOFIA DA ESPIRITUALIDADE

Curso: “Filosofia da Espiritualidade”
Marc André da Rocha Keppe
Psicólogo, Psicanalista, Mestre em Psicossomática – PUC-SP, doutorando em Psicologia Social – USP – SP

Programação e Cronograma

Abril a Junho de 2012
horário: das 13h às 18h

28/4/2012 – São João da Cruz

Místico, profundamente ligado à meditação e à oração. Denominado “Mestre dos Estudantes” pela sua dedicação aos estudos e à seriedade na vida de oração. Profundo conhecedor de filosofia, interpretava os ensinamentos bíblicos de forma totalmente espiritual, com vistas à transformação interior. Foi grande amigo de Santa Teresa de Ávila.

26/5/2012 – Mestre Eckhart

Teólogo alemão, Meister Eckhart, estudou em Paris. Ingressou na ordem dominicana e teve vários cargos administrativos e de ensino na Europa. Seguidor de Tomás de Aquino, é mais conhecido por seus vívidos sermões, que falavam sobre a presença de Deus dentro da alma humana, e pelo imaginários místico de sua prosa. Foi acusado de heresia, e em seu julgamento reconheceu que a linguagem florida e emotiva que usava para inspirar seus ouvintes podia tê-lo desviado da trilha da ortodoxia. Pensador admirável, que trouxe contribuições à mística e à filosofia.

30/6/2012 – Kierkegaard
Soren Kierkegaard nasceu em Copenhague em 1813, estudou teologia e frequentou seminários de filosofia. Para este pensador, nossas vidas são determinadas por ações que, por si só, são determinadas por escolhas próprias. Para Kierkegaard,  o modo de fazer essas escolhas é crucial; no entanto, longe de ser uma razão para a felicidade, a liberdade total de escolha provoca no ser humano um sentimento de angústia ou de apreensão. Kierkegaard explicou este sentimento em “O Conceito de Angústia”, sugerindo que sentimos angústia em todas as nossas escolhas morais, quando compreendemos que temos a liberdade de tomar até as mais terríveis decisões. Ele descreveu essa angústia como “a vertigem da liberdade” e foi além ao explicar que, embora ela cause desespero, pode também nos livrar de respostas impensadas, pois nos torna mais cientes das escolhas disponíveis. Tal angústia aumenta nossa consciência e senso de responsabilidade pessoal. Kierkegaard insistiu na importância da liberdade de escolha e em nossa contínua busca por significado e propósito, o que forneceu a estrutura para o existencialismo. Kierkegaard nunca abandonou a sua fé em Deus e foi o primeiro a reconhecer a percepção da autoconsciência e a “vertigem”, ou medo, da liberdade absoluta. Brilhante pensador.

Horário: 13h às 18h, uma vez por mês, aos sábados.

A quem o curso se destina:
– a todos aqueles que desejam obter bases filosóficas para o questionamento, o pensar, a ética, as relações sociais, a vivência do sagrado e da espiritualidade no cotidiano.

Local do Curso:
Instituto Brasileiro de Transpsicanálise S/C Ltda.
Rua do Bosque, 1589, conjunto 608 – sexto andar – Edifício Palatino, Torre I – Bairro Barra Funda – São Paulo – SP

Investimento: R$130,00 (inclusos coffee-break;  apostila e certificado)

Pense na Possibilidade de Descontos e faça seu curso:

Observação1:
 Alunos participantes do curso “Terapia Breve Multidimensional ou Aconselhamento Multidimensional que se matricularem no Curso de “Filosofia da Espiritualidade”, tem desconto de 10% no segundo curso.
Observação 2: Alunos inscritos regularmente em qualquer dos cursos que trouxerem
 um novo aluno, recebem 10% de desconto na mensalidade enquanto este aluno se mantiver matriculado.

estacionamento não incluso

Cursos já realizados no período de junho/2011 a março de 2012 na Transpsicanálise

Platão

Aristóteles

Santo Agostinho

Nietzsche

Hegel

O Evangelho de São João

Plotino

Santa Teresa de Ávila

Leave a Comment

Filed under Curso de Terapia Breve e Aconselhamento Multidimensional, Cursos, estudos em dependência química, dependência nicotínica, Estudos em Psicanálise e Filosofia da Espiritualidade

Deixe uma resposta