28 de abril: Curso: São João da Cruz: Visão Transdisciplinar e Prática Meditativa

Quanto mais perto estamos da sensorialidade, mais distantes nos tornamos do nosso ser interior; do contato conosco mesmos. Isso nos traz inúmeras consequências nefastas, conforme podemos constatar observando os noticiários: imobilidade psíquica, falta de rumos na vida, dissociações, alienação, fuga para o abuso em drogas e álcool, jogos, internet, etc. O resultado dessa falta de contato tem vindo na forma de depressão (nas suas mais diversas formas), fobias e pânico e, para piorar, no aumento da corrupção e da criminalidade, entre outros problemas.

Freud,  Klein, Bion, Lacan, Winnicott foram psicanalistas que apresentaram estudos importantes para que o ser humano pudesse ter um bom desenvolvimento psíquico, e deixaram contribuições valiosas.

Nos estudos filosóficos, teológicos e místicos, como os de Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz e Mestre Eckhart, também podemos reaprender a refazer o contato com nosso ser interior e assim, expandir nossa consciência para uma melhor visão do que somos e do que nos cerca. Pode parecer pouco mas, com o estudo das preciosidades deixadas por estes estudiosos e místicos do passado, resgatamos formas de ser, de pensar e de  viver mais “sustentáveis”, mais simples, aprendendo a voltar ao essencial e, principalmente, a identificar o que não é apropriado  para nosso crescimento, escapando assim das armadilhas, ilusões e seduções do mundo sensorial.

Curso dia 28/4/2012 – sábado, das 13h às 18h
São João da Cruz: Visão Transdisciplinar e Prática Meditativa 

           Segundo Walter Trinca *, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, autor do livro “O Ser interior na Psicanálise”, da Editora Vetor, “quanto mais próximo se está da sensorialidade e da concretude, mais distante se está do contato com o ser interior; quanto mais engolfados pelas imposições da sensorialidade, pelos impulsos e desejos, mais somos tomados pelo primitivo”  O resultado de tudo isso? Sentir-se tomado por emoções perturbadoras e violentas que invadem e trazem angústia e possessividade, voracidade, destrutividade, ódio e inveja, “como se um bloco de granito impedisse o contato com o ser“.

Você já se sentiu assim?

Atualmente, presenciamos um verdadeiro bombardeio de estimulação sensorial  tanto de ordem interna quanto externa e isso tem trazido malefícios para as pessoas, além de patologias psíquicas.  Muita bebida, muito sexo sem sentido, uso de drogas dos mais diversos tipos, alimentação excessiva; perda de vínculos, contatos interesseiros, apego excessivo ao poder e ao dinheiro,    entre outras questões.

Tudo isso, pouco a pouco, vai distanciando a pessoa do contato mais profundo com o seu ser interior, com aquilo que ela realmente é. Vai trazendo mal-estar e imobilidade psíquica, fazendo com que a pessoa deixe de pensar com clareza, de ter um bom discernimento, uma vez que é  constantemente invadida por emoções perturbadoras.

O que o distanciamento do contato com o ser interior tem a ver esse post? Por que estudar São João da Cruz? Por que entrar em contato com a filosofia, com os escritos profundos de grandes místicos?

Justamente para se retomar a clareza de pensamento e de sentimento. Retomar a mobilidade perdida nos excessos de sensorialidade. Voltar a ser e a existir com sentido, repensando os caminhos e as escolhas de vida.

No dia 28/4/2012, sábado, das 13h às 18h estarei estudando com meus alunos as preciosidades deixadas por São João da Cruz, teólogo, místico, um grande mestre para os que amam o conhecimento e a prática meditativa realizada com discernimento.

O estudo dos místicos é importante para todos os que entendem que não só o corpo e o psiquismo são importantes para o ser humano atual, mas também sua dimensão espiritual.

São João da Cruz, assim como Santa Teresa de Ávila e Mestre Eckhart, são místicos, ou seja,  são aqueles que se dedicam ao estudo da alma humana em seu caminho espiritual.  O aprendizado com os grandes místicos nos ensina a discriminar o que é anseio psíquico, algo legítimo no ser humano, do que é anseio espiritual, uma vez que somos seres de transcendência.

O curso interessa a todos os que buscam espiritualidade e prática meditativa no cotidiano e também é importante para médicos, psicólogos e psicanalistas que em seu trabalho terapêutico se vêem face a face com as buscas e as angústias de pessoas reais enfrentando problemas os quais, de uma forma ou de outra, exigem  exigem uma escuta e um cuidado ético diferenciados, por sua relação com a experiência da transcendência e de busca do sagrado no cotidiano.

Em  São João da Cruz, há toda uma busca de purificação, de saída da sensorialidade, de contemplação e de união com Deus pois, para ele, o sentido da vida é a transformação do homem em amor.

Indicamos a leitura do livro “NOITE ESCURA”, de São João da Cruz e também   suas poesias, para meditação cotidiana.

A Editora Paulus publicou um livro interessante: “A noite escura lida hoje”, de Jesus M. Ballester, para os que desejam conhecer o trabalho de São João da Cruz.  A leitura do livro mostra que, hoje em dia, a necessidade de retornar à oração pessoal se tornou mais urgente do que nunca pois o ser humano atual  está excessivamente superficializado, não encontrando a paz na sociedade altamente tecnológica e barulhenta que criou para si. Distraído de si mesmo, o homem moderno precisa se reencontrar no silêncio contemplativo, para voltar ao equilíbrio, ao pensamento criativo, ao amor e ao convívio fraterno.

“A única linguagem que Deus
ouve é o silêncio do amor…
O silêncio não é o amor
mas um preâmbulo para o amor.”

São João da Cruz

Bibliografia disponível: 

“A Noite Escura da Alma”

“O Amor não cansa, nem se cansa.”

“Obras Completas de São João da Cruz”

“Poemas de São João da Cruz”, entre outras obras que você encontra na Editora Paulus.

O investimento para participação neste curso é de R$130,00.  O curso tem a duração de 5 horas, das 13h às 18h e dá direito a certificado de participação, além de dois intervalos com coffee-break e apostila com suporte didático. Caso o participante apresente um novo aluno, ganha 10% de desconto

Aguardo você neste aula sobre São João da Cruz,  ligue-me ou escreva-me para se inscrever, ok

Marc André da Rocha Keppe

markeppe@usp.br

(11) 3872-7572 com André ou 9865-7868 com Rosana


Leave a Comment

Filed under abordagem biopsicosocioecoespiritual, Cursos, Estudos em Psicanálise e Filosofia da Espiritualidade, Psicossomática Psicanalítica: Cursos e Atendimentos

Deixe uma resposta