Os Onze Sexos – Programa “Divã” – André Keppe – Rádio Mundial – 95,7 – do dia 20-10- 2012

Clique abaixo para assistir ao Programa “Divã” que apresentei na Rádio Mundial no domingo, dia 21 de outubro de 2012, no qual pude compartilhar com os ouvintes, estudos sobre sexualidade humana.

Aqui está o link do youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=b4_28kjfmGQ&feature=share

O programa “Divã” é apresentado na Rádio Mundial – 95,7 – todos os domingos, das 11h30 às 12h.

_________________________

Sinopse do vídeo:

No Programa “Divã” da Rádio Mundial, deste domingo, dia 21 de outubro de 2012, conversei com os ouvintes sobre o tema: “As Novas Sexualidades”. Para quem quiser se aprofundar neste tema indico o livro Os Onze Sexos, do médico Ronaldo Pamplona da Costa, que estudou onze sexualidades, que são: 1) Heterossexual masculino (homem que se relaciona com mulheres); 2) Heterossexual feminina (mulher que se

relaciona com homens); 3) Homossexual masculino (homem que se relaciona com homens); 4) Homossexual feminina (mulher que se relaciona com mulheres); 5) Bissexual masculino (homem que se relaciona tanto com mulheres quanto com homens); 6) Bissexual feminina (mulher que se relaciona tanto com homens quanto com mulheres); 7) Travesti masculino (homem que gosta de se vestir como mulher); 8) Travesti feminina (mulher que gosta de se vestir como homem); 9) Transsexual masculino (homem que realiza operação parcial de mudança de sexo); 10) Transsexual feminina (mulher que realiza operação de mudança de sexo) e 11) Intersexo (Antigo Hermafrodita [Hermes e Afrodite], que já nasce com as duas genitálias desenvolvidas, ou falso Hermafrodita, que nasce com as duas genitálias, porém uma delas se apresenta, de maneira significativa, mais desenvolvida). Todas estas sexualidades (novas, no sentido de serem apenas mais conhecidas na atualidade, pois, de uma forma ou de outra, sempre existiram) podem ser definidas como condições biopsicossociais, porque não dependem apenas de condições biológicas (genéticas e estruturais), mas dependem também de condições psicológicas e sociais. Estas condições não são mais descritas como patológicas (doenças), nem como comportamento anti-social (no passado, algumas destas condições eram vistas como crimes). Portanto, temos a oportunidade, na atualidade, de dialogarmos com as pessoas que se encontram nestas condições, ao invés de condenarmos, criticarmos ou agirmos preconceituosamente.
_____________________________

Marc André da Rocha Keppe tem formação em Psicologia e Psicanálise, Mestrado em Psicologia Clínica  no Departamento de Psicossomática da PUC-SP e atualmente está em estudos de Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo.

http://www.facebook.com/marcandre.darochakeppe

Comentários desativados em Os Onze Sexos – Programa “Divã” – André Keppe – Rádio Mundial – 95,7 – do dia 20-10- 2012

Filed under abordagem biopsicosocioecoespiritual, Atendimento Psicoterapêutico/Psicanalítico, grupos e oficinas de tratamento com base na psicoterapia psicanalítica breve e na psicossomática, psicossomática

Comments are closed.